jusbrasil.com.br
26 de Fevereiro de 2020

A cosmovisão cristã do estado na filosofia reformacional.

Uma análise da neutralidade e neutralização do estado laico.

há 6 meses

Estado Laico é diferente da Neutralização. É comum na nossa sociedade o pensamento predominante de que o Estado Laico é total separação da Igreja e Estado, quando não pode haver qualquer manifestação das religiões na esfera pública. Portanto, essa é uma visão totalmente equivocada, uma vez que esse pensamento se aproxima mais da Neutralização e não da Neutralidade como é o ordenamento Constitucional.

Todavia, o Estado Laico não é uma completa separação do Estado com a igreja, muito pelo contrário, esse princípio permite a manifestações religiosas na esfera pública e a interação dos mesmos sem ser reprimidos. Destarte, que a cosmovisão cristã é o fundamento do Estado Laico.

No entanto, o Estado Constitucional se fundamenta em princípios e valores que evidenciam que não é neutro em seus pressupostos. E vale destacar que esses pressupostos estão em concordância com a cosmovisão cristã.

Neutralidade de nenhuma forma implica do afastamento de qualquer senso religioso nas esferas públicas, mas uma postura imparcial do Estado com aqueles que professam uma religião ou com aqueles que não professam.

Diante disso, o objetivo do trabalho é apresentar a cosmovisão do Estado e analisar os seus pressupostos que identificam a visão cristã, apresentando e analisando as implicações da Neutralização e da Neutralidade.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)